domingo, 24 de janeiro de 2010

Etapas........

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão

Fernando Pessoa

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Frases de Afeto...


“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”


“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.”
Vinicius de Moraes.


"O mal definitivo é que o tempo se esvai continuamente e que existir envolve eliminação. Tudo desaparece: alternativas excluem".
Jonh Gardner.


“Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho.”


“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”


“- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! - Você é louco? - Não, sou poeta.”


“Quando duas pessoas fazem amor Não estão apenas fazendo amor Estão dando corda ao relógio do mundo.”
Mário Quintana


“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”


“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando.”


“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”


“As coisas mudam no devagar depressa dos tempos”.
João Guimarães Rosa.


“Porque nada do que foi feito satisfaz a vida , nada enche a vida A vida é viver”.
Ferreira Gullar


“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”


“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca.”
Clarice Lispector
Eu não me importo muito com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter. (Theodore Roosevelt)

O Tamanho das Pessoas


Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito,quando olha nos olhos e sorri destravado.É pequena para você quando só pensa em si mesmo,quando se comporta de uma maneira pouco gentil,quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.É pequena quando desvia do assunto.Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas que agigantam nas críticas e se encolhem quando estão diante dos olhos que sabem seus segredos íntimos e suas atitudes covardes frutos de sua própria insegurança.Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.O egoísmo unifica os insignificantes.Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande.....É a sua sensibilidade sem tamanhoE ainda dizem que interferência é atrapalhar o caminhar do próximo.Na maioria das vezes é despertar coragem e a capacidade dos covardes incompetentes.A esperança esta na certeza que estes se rendem diante da própria imagem diante do espelho e se olham a cada dia mais infelizes..

Recomeçar (by Carlos Drummond de Andrade)


Não importa onde você parou...Em que momento da vida você cansou...O que importa é que sempre é possível recomeçar.Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...É renovar as esperanças na vida e, o maisimportante...Acreditar em você de novo.Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...Chorou muito? Foi limpeza da alma...Ficou com raiva das pessoas?Foi para perdoá-las um dia...Sentiu-se só diversas vezes?É porque fechaste a porta até para os anjos...Acreditou que tudo estava perdido?Era o início da tua melhora...Onde você quer chegar? Ir alto?Sonhe alto...Queira o melhor do melhor...Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...O melhor vai se instalar em nossa vida.Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.